Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

New Delhi

Delhi actual capital da Índia.



Defino New Delhi como a cidade do CAOS. É fácil perdermo-nos em Delhi devido à dimensão da cidade, à ausência de sinais e à semelhança de construções (se é que se podem chamar construções). Por incrível que pareça a cidade até é segura apesar de alguns cenários não o parecerem e talvez por isso por vezes contive-me e deixei à máquina fotográfica no bolso. Depois da aventura de ontem deixo aqui o registo do meu hotel, eheh bela localização como poderia eu advinhar que seria numa rua como esta! Então e o beco onde é a entrada do hotel... eu até tive medo mas depois percebi que é mesmo pacífico. O bom desta zona apesar de parecer má é que está cheia de turístas que viajam de mochila ás costas tal como eu.




Apesar de tudo devo confessar que Delhi não me agradou! Mas tal como todas as grandes cidades, apresenta demasiado trânsito, stress e confusão. A forma de condução é deveras assustadora, mas sem incidentes... nem sei como! O objectivo é quem entra primeiro mas o que fica para trás acaba sempre por deixar espaço... falo de distâncias na ordem dos 2 cm para todos os lados... os carros conduzem com os espelhos recolhidos para terem mais espaço para se aproximarem, e buzinam constantemente como que sensores de presença.




Se para o condutor é dificil, para o peão dificil o é! Fica aqui um video esclarecedor de como atravessar a estrada! Mas já lhe apanhei o jeito, sempre olhar para os dois lados ao mesmo tempo que nem um doido e indicar para que lado vamos qd vem uma bicicleta contra nós (sim não há verde, nem passadeiras). Ha e isto é quando não é uma vaca contra nós! Lembrar cuidado com os bitoques ambulantes... lol ainda no outro dia ia a andar e olho po lado e lá está uma a uns 10 cm de mim!!! kum raio nem apitam nem nada...



Nas ruas observarmos as várias bancadas de venda de fruta e comida. Uma coisa que me supreendeu foi não ter visto tanta gente a pedir como esperava. Mas encontra-se bastante gente a viver na miséria e na rua.




Algo que me incomodou e muito foi os condutores de richshaw, sempre a tentarem nos levar ás lojas, onde têm comissões. Fico triste por isso. Mas Delhi hoje não estava para mim como que um sinal, os monumentos fecharam e a chuva começou. Primeiro o Red Fort que se encontrava fechado para os preparativos do 15 de Agosto (dia da liberdade). Azar...



Visitei então a mesquita mas não foi possível tirar fotos (o que quer dizer que as fotos em baixo não são da mesquita mas sim de parte do templo ao lado). Grande e cheia de arcadas... com uma zona onde parecia que vivia lá gente (curíoso). Tal como não deixarem uma mulher entrar (turísta) por estar grávida... enfim coisas da religião.




Até aqui tinha usado o metro para andar pela cidade, o metro é novo e com AC. O mais giro foi tentar comprar um bilhete, pois a rapariga não falava inglês e só se ria de mim! Raios partam a miuda ficou ali 5 minutos a rir e a com o pessoal atrás de mim a chatear-se eheh! Até que chegou outra pessoa com quem pude falar! Por acaso a miúda até era gira e lá me fez adeus toda contente. Voltando ao metro o mais chato são as filas. Fila para entrar na estação para passar pelo detector de metais, fila para comprar bilhete e por último fila para entrar na carruagem sim, eles formam uma fila indiana para entrar na carruagem devo confessar que me ri à farta com a situação. Dada a aproximação do dia da independência a segurança aperta e vêmos policias por todo o lado (fez-me lembrar um pouco o México). Quando tentei usar o simples comboio para ir até a parte sul da cidade para ir visitar o templo de Lotus começou a confusão! A estação de comboios não tem qualquer sinalização em inglês lol e muito menos está preparada para o turísta... depois de tentar absorver qualquer cenário de como agir perante tal situação tive de desistir pois não tinha qualquer hipótese.



Sai e dirigi-me para uma cabine de aluguer de richshaw ou seja em vez de negociar com o condutor era uma pré-paga gerida pelo governo (isto para não ter de aturar as lojas). Claro que ainda não cheguei à cabine de aluguer já tenho 3 condutores a tentar levar-me sem ser por essa via!!! Sem qualquer paciência continuo a andar até que chego à cabine a sorte foi que eles não conhecerem o local para onde eu queria ir eheh Ainda assim lá estavam eles a melgar até que uma rapariga que estudava fora e que estava de volta a casa me ajudou! E ainda bem pois já não havia mais richshaws e acabei por ir com ela até outro sítio onde, muito simpática negociou um richshaw para me levar a um preço muito porreiro eheh! Eles é q n se aperceberam que era para mim pois pensavam que era para ela... temos pena! O truque tá em pedir ajuda a jovens de fora ;) A única coisa diferente era que o condutor não falava inglês lol e que BOM porque assim não nos tenta levar para as lojas!



Visita ao humayun's tomb















E a Indian Gate



Sai da zona das visitas e evitei mais um condutor... (odeio quando eles começam a dizer que estamos a insultá-los e a fazer deles parvos!!! Ignorem e sigam caminho... claro não sendo mal educados). Por exemplo este pobre rapaz seguiu-me durante 10 minutos durante o meu calmo caminho pelo interior da cidade eu até o avisei ele é que nunca acreditava... apesar de explicar em cada cruzar de rua lá estava ele a tentar até por preços rídiculos!



Mas que fazer eu queria era mesmo andar por as ruelas de Delhi cheias de lojas e muitas que nos fazem rir.








Voltei à rua principal e apanhei um richshaw mais um vendedor mas agora já sei como lidar com eles fui até ao Templo de Lotus, uma vez mais azar!




Estava fechado e não ia abrir mais e por azar começa então a chover como se não houvesse amanhã... Finalmente as chuvas chegaram e deixaram toda a gente contente apesar do caos em que a cidade ficou (inundações, lama e muito trânsito).




Requesitei o richshaw para o resto do dia e em troca de entradas em lojas (sem comprar nada) ele levava-me por um melhor preço! Assim foi... numa das lojas perguntei o preço de uma camisa era so 1500USD essa nem negociada levava... eheh esqueçam compras em Delhi!!! Só para americanos mesmo... Algo que me surpreendeu foi o sistema de transportes que funciona a GPL.






Ainda vou ser eu a conduzir uma coisa destas eheh



Segundo conversa com algumas pessoas que estão também viajando e a maioria que termina agora a sua viagem por este magnífico país, Delhi não tem nada a ver com a Índia, demasiado calor, poluição, negócio e pouca amizade entre as pessoas. Ainda assim ficam aqui alguns registos da cidade de Delhi, parte velha e nova.












Chat room eheh



As vacas andam de facto por todo o sítio lol



Qualidade de vida



Quando o vento sopra no topo dos prédios os miudos brincam com papagaios, perigoso e tal!



A Galp cá do sítio!



E as máquinas cá do sítio deixo dois belos exemplares :P




Esta é a zona das roupas da moda. E o Mc claro não podia faltar com um produto à altura do seu cliente.




Cá está estes trabalhadores das câmaras são um espectáculo. Ao que parece estavam a dar início a uma grande obra de infra-estrutura de esgotos. Tem de se começar por algum lado nem que seja com dois homens lol!



Quanto à comida claro não podia terminar sem ela... Vegetariana e não vegetariana nada demais.




E à quantos anos que eu não bebia uma destas lol pelo menos a ver pela garrafa...



Amanhã sigo para Agra na esperança de um melhor lugar.

1 comentário:

ppenha disse...

Fiquei chocada com o facto dos "bitoques ambulantes" não apitarem!!!! Onde é que já se viu uma coisa dessas!!! O que é que elas pensam que são, hum?!! Devem ter a mania que são boas... sagradas, ou coisa do género, não! Vejam lá se lhes custa mt fazer um "muuuuu...."
Aiiii... os bitoques!!!!