Páginas

sábado, 18 de outubro de 2008

Los Locos chegam a Oaxaca

Para chegarmos ao terminal de autocarros utilizamos um autocarro local, muito louco! OAXACA É uma bela vila, muito turística onde se observa a perfeita integração entre o quotidiano local e o turismo. A vila é rica em património histórico, destacando-se a Igreja de Santo Domingo e o museu das Culturas de Oaxaca. Reparem que está um "morto" na rua LOL talvez o poder do Mezcal (aguardente local) O mercado de 20 de Novembro é muito engraçado e tem umas comidas locais muito agradáveis e económicas. Provámos os famosos gafanhotos locais, tanto com limão como com chili. Ficamos hospedados num hostel muito à maneira onde conhecemos muito pessoal que anda também em viagem pelo México e não só. A noite é muito engraçada com muita animação e vida.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Almoço de luxo de los Locos

Em Puebla resolvemos almoçar num local muito calmo e acolhedor. O restaurante encontrava-se dentro de um pátio onde nos sentámos e gozámos do momento ao som de música clássica.


Para beber, optámos por uma naranjada, muito saborosa com clara de ovo que lhe dava o sabor açucarado ideal.
A comida era simplesmente dívinal, começou com uma pequena entrada com um caldo (um pouco picante) de camarão mas muito saboroso.


De seguida serviram-nos uma sopa, qualquer coisa com vinho branco, mas que era simplesmente divinal. Não me lembro de comer uma sopa tão boa, e eu até sou um grande apreciador de sopa! Sem palavras mesmo.


O prato principal foi porco com arroz, batata e feijão... lol simples mas muito saboroso!


Um almoço para relembrar durante algum tempo uma vez que a partir de agora, los Locos vão para o interior!

Los Locos chegam a Puebla

Depois de uma despedida que deixou marcas...


Chegámos a Puebla, engraçado que quando chegámos à praça de táxis apesar de não haver nenhum em 2 minutos apareceram 14 táxis impressionante.


De manhã tivemos alguns problemas na divisão do espaço da casa de banho uma vez que a água faltou com alguém pendurado no banho. Teve a sua piada uma vez que a água quando voltou foi às mijinhas de 2 em 2 minutos.

Visitámos parte de Puebla que é uma vila muito bonita e calma, do estilo colonial.





Visita de estado dos los Locos a Toluca

Los Locos realizaram uma visita de estado à família em Toluca e a Metepec. É uma zona muito bonita e calma. Parecia que não estávamos no México pelo tipo de construções e lojas que se viam pelas ruas. Fomos bem instalados num condomínio fechado de luxo. Metepec é muito giro e acolhedor.



À noite fomos ao cinema uma tal sala de VIP (bastante grande para um número reduzido de pessoas) onde jantámos comida japonesa. Foi engraçado pela descontracção que podíamos ter. Os bancos deitavam-se completamente lol. Os três primos divertiram-se à grande.


Na manhã seguinte fomos então conhecer Toluca. Uma vez que era segunda-feira e os museus se encontravam encerrados, estes foram abertos exclusivamente para os los Locos. Os museus encontram-se todos juntos num espaço muito harmonioso, com música clássica. Muito bonito mesmo! Visitámos o museu de arte popular e de antropologia. Como visita de estado tivemos ainda direito a ser acompanhados por um guia em cada museu que nos explicava cada sala ou obra. Foi muito educativo e interessante.




Visitámos ainda o Cosmovitral, onde se encontra o maior vitral do Mundo, uma obra impressionante de Flores Valdés.



Em cada viagem fomos tranportados em carros que apenas se vêm por estas bandas.




A visita de estado terminou com uma refeição típica muito agradável e alguns bons momentos junto da família que ficaram na nossa memória durante algum tempo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Los Locos na cozinha

Para agradecer a estadia oferecida por alguns amigos, los Locos organizaram um jantar com os sabores da nossa terra. Claro que não foi tão simples como idealizado. A começar pelas compras no supermercado, levámos mais tempo que o normal devido à diferença dos nomes e das embalagens. Os vegetais também são um pouco diferentes, as cebolas são gigantes e as courgettes são muito pequenas. No entanto lá conseguimos comprar tudo o que queríamos excepto a Cachaça para as caipirinhas. Enfim viva o improviso! Estava a chover e estávamos carregados de sacos, lá tivemos que esperar na fila pelo táxi uns 15 minutos. Chegámos a casa e estávamos super atrasados, em pânico tentámos acelerar o processo... claro que o resultado quase que foi desastroso. Primeiro colocámos muito azeite nos tachos e o resultado foi que íamos queimando o fogão LOL... lá resolvemos o assunto e começámos a tratar da carne e dos vegetais. No entanto o fogão apesar de estar no mínimo o lume estava demasiado forte, e as frigideiras também não ajudavam... sem nos darmos contas já estávamos a queimar o jantar, lol, não queríamos acreditar. Mais uma vez surge o improviso português, com natas e limão ocultamos o queimado. Até resultou bem! Claro que o arroz também estava a dar problemas, a caçarola era demasiado pequena e o arroz aqui leva muito tempo a cozer devido à altura da cidade (foi a explicação que nos deram). Houve um momento que pensamos que estaria tudo estragado! Mas conseguimos dar a volta eheh e o jantar até ficou muito bom. Claro que as convidadas se deliciaram como é óbvio, ou não seria comida feita por nós! Fizemos umas caipiroskas, à minha maneira, e lá estavam elas encantadas com tal bebida. Aqui não existe nada disso! Fizemos ainda uma entradazinha para comer com tostas demos um jeito na apresentação e acompanhamos de um bom vinho. Definição de um bom vinho, pois claro um Piriquita de José Maria da Fonseca, eheh conseguimos encontra-lo aqui mas era o único vinho Português.


Tudo correu bem, excepto a cozinha que ficou uma lástima, pois trabalhávamos à pressa no espaço reduzido e ainda por cima em situações não normais! Claro que a culpa era do fogão :P

P.S. - o jantar foi frango aos pedacinhos com alho francês e cenoura com natas e sumo de limão acompanhado de arroz branco e salada à moda de Portugal. Para entrada foi feita uma pasta de delicias do mar com tostinhas e de sobremesa, chocolates de doce de leite.

Los locos visitam o Tio Bacano

Los Locos foram visitar Teotihuacan, e o que se pode dizer é que é mesmo impressionante. Para quem não conhece é uma antiga cidade que foi construída com uma geometria perfeita. Têm a terceira maior pirâmide do Mundo. A vista é simplesmente de cortar a respiração, e a dimensão é de se perder de vista. Existem duas pirâmides maiores, a do Sol e a da Lua.


A caminho los Locos ainda tiveram direito a uma música, ora vejam o vídeo.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Los Locos in México City

Depois de uma exaustiva inspecção no check-in do aeroporto de Newark, envolvendo máquinas que mais pareciam vindas do espaço, e com recolha de amostras que mais parecia um episódio do CSI... fomos tratados de forma diferente e à parte da restante fila! O voo foi tranquilo e los Locos chegaram à gigante Cidade do México...

Depois de resolvermos a situação do visto e recolhermos as malas ao sairmos apanhámos um táxi tal como nos haviam dito. Tinham-nos dito que seria uma viagem de mais ou menos 160 pesos! Mal saímos junto a banca de táxis perguntaram para onde íamos respondendo que levariam 250 pesos para esse trajecto. Lol alertados para a situação respondemos apenas que seriam 160 pesos, lol nem houve resposta e apenas a pessoa voltou costas e foi embora e a outra do lado passou-nos o recibo e mandou-nos o táxi.



Temos andado a conhecer a enorme Cidade do México, aliás a mim parece-me que existem várias cidades dentro desta, existe uma zona que se parece com o Brasil, outra com Cuba mais relaxada, Sevilha num zona antiga e colonial, Nova York com uma avenida com arranha-céus, com lojas e hotéis de topo, enfim nota-se um pouco de tudo... mas é tudo à escala gigante.




Embora também se veja a pobreza.



As avenidas têm 8 faixas para cada lado, as via-rápidas têm dois pisos...



Enfim são 20 milhões de pessoas, o dobro da população de Portugal apenas na Cidade do México. Penso que por aí podem ter uma ideia. Existe uma diferença muito grande entre os opostos, os carros que se vêm ou estão todos velhos e batidos ou são novos e de grande cilindrada (não existem BMW 520 só 550, os Mercedes são os 500 também... lol só se vê V6 e V8 nos jeeps...).



Alguns carros têm fechaduras com código.


Os transportes são muito baratos, o táxi chega a custar 3 euros uma viagem da distância de Lisboa a Almada, os autocarros são muito coloridos embora não sejam o melhor meio de transporte (pelo menos dentro da cidade) e o metro é muito barato 13 cêntimos e cobre quase toda a cidade, é confuso e muito extenso e ainda assim está sempre cheio.




Temos andado a comer nos melhores spots da cidade... e digo-vos a comida é simplesmente espectacular, uma autêntica Festa de Sabor.




Fomos ao Villa Maria o verdadeiro restaurante dos Mariachis com um ambiente fantástico e música ao vivo de mesa em mesa.


Fomos também à cantina La Opera, onde o Pancho Villa deu um tiro para o ar para calar o pessoal. Ainda tá lá a bala.


Andámos a conhecer o centro histórico da cidade do México que é muito interessante. Vimos a Catedral, o templo Mayor, zocalo, o palácio nacional, mercado...











Temos conhecido muito pessoal, muito simpático e bem disposto. Estamos contagiando o México com a nossa boa disposição também, não há ninguem que passe indiferente aos Los Locos. Mesmo na rua somos observados de forma intensiva em especial pelas mulheres, aqui somos altos e magros comparativamente ao povo mexicano. Cool







A noite aqui é vivida muito intensivamente. Passámos uma óptima noite no Mama Rumba, um bar com música cubana, onde fizemos já uma preparação para Cuba.


Los Locos tiveram também no World Trade Center (e sim este ainda não caiu com um avião) da cidade do México. Estivemos a tomar uma bebida no bar que se situa no 45 andar. É a parte redonda no topo do edifício. A particularidade é que o bar gira, podendo-se observar uma vista fenomenal da cidade de vários ângulos.



Existe uma tradição que se chama cruzada, cruzam-se os braços entre as pessoas e bebe-se o copo até o final. No final abraçam-se as pessoas e cumprimentam-se.


Para quem não sabe esta é a planta da Tequilla (Agave)


Los Locos estão agora preparando-se para nova aventura, em nova cidade!