Páginas

sábado, 1 de novembro de 2008

Los Locos visitam Agua azul e Misol Ha

Levantados as 6H00 manhã estamos de partida para mais uma aventur, desta vez iamos em tour uma vez que o destino final não nos deixava ir tão à aventura como estamos habituados a fazer.



Durante o caminho aproveitamos para observar algumas das belas paisagens da selva méxicana.





Pelo meio passamos ainda por um controlo da guerrilha zapatista mas sem problemas.



Começamos por ver as cascatas de Agua Azul são de facto grandiosas mas como o tempo estava um pouco de chuva não nos deu oportunidade para darmos um mergulho.







Seguimos viagem até Misol Ha uma cascata única com 30 metros de altura. A força da água a bater nas pedras era tão grande que parecia que chovia em redor da cascata.






Sem dúvida que valeu a pena visitar estas duas maravilhas naturais. Durante a tour tivemos a oportunidade de ter mais contacto com a população local, desde as pequenas vendedoras até ao sistema de transporte.


Los Locos visitam aldeia indígena

Fomos visitar uma das aldeias mais estranhas da região de Chiapas. A aldeia de San Juan de Chamula é considerada uma das aldeias que ainda não avançou no tempo. Existe de facto a sensação de estarmos mais próximos de antigas civilizações. Para chegar até à aldeia apanhamos um colectivo, no meio dos locais e de galinhas na bagageira lá chegamos ao destino.




A aldeia é muito pobre e as pessoas não parecem muito simpáticas. Algumas nem mexicano falam, apenas as suas linguas ancestrais. Foi-nos aconselhado a não tirar fotos uma vez que o povo acredita que ao se tirar uma foto está-se a roubar o espírito dessa pessoa. Desta forma passamos ao plano B fotos à paisana :P dai a qualidade das fotos...







O que mais se destava é a igreja por fora nada demais, mas no interior... enfim não arrisquei tirar uma no interior pois a vigilância era apertada! A igreja é um openspace com o chão coberto de carumas verdes. À volta junto às paredes estão os variados santos (todas as paredes têm um altar ou seja uns 30) e as pessoas rezam onde lhes apetece, limpam parte do chão colocam velas pequenas a arder e uma garrafa de refresco (Fanta por exemplo). Depois disso rezam em cânticos ruidosos. É de facto um ambiente muito pesado e diferente do que estamos habituados.



San Cristobal de las Casas

San Cristobal tem o seu encanto! Encontramos muito movimento na rua, e reinava um espírito de Inverno no ar. Estava muito frio e as pessoas vestiam-se como se fosse Inverno. A praça central tem o seu encanto em especial quando o sol se reflecte na fachada dos edifícios.








Aqui existe algum cuidado na decoração dos carros e carrinhas, o que resulta ou em Xuning ou então nestas carripanas todas enfeitadas!



Aproveitamos para ver a vista do cimo de uma das colinas, claro que para isso tivemos de subir umas quantas escadas... mas no final até valeu a pena! Pena algumas árvores cortarem parte da vista!



Visitamos o Museo de medicina Maya onde observamos alguns dos rituais e plantas utilizadas na sua medicina alternativa. Para chegarmos até lá atravessamos o mercado municipal e umas quantas ruas no meio de uns bairros sociais! Teve a sua piada... mas reinava alguma inseguridade no ar.







Estando na zona dos Zapatistas aproveitamos para conhecer um pouco mais da sua cultura e acabamos por almoçar num restaurante/centro cultural gerido por estes.



À noite no hostel ainda houve tempo para um mundial de matraquilhos... claro Portugal não deu qualquer hipótese num jogo regado de emoção e algum alcóol.



Uma vez que um dos computadores do hostel não estava a funcionar aproveitei para dar a dica da PCBrito e tratei de resolver o problema! Assim havia mais um pc para ir à net e ainda tive direito a desconto na estadia pelo serviço prestado...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Novos posts e actualizações de antigas mensagens

Hoje com mais tempo, aproveitei para actualizar algumas aventuras com novas informações, fotos e videos. Aos interessados revejam as mensagens antigas que encontraram novos dados da nossa viagem!

As novas aventuras surgem mais depressa que o tempo disponível para actualizar o nosso blog! É uma pena pois demora sempre tempo a poder publicar tudo com o devido cuidado e atenção merecidas.

Cumprimentos a todos dos Locos.

Viagem atribulada até San Cristobal de Las Casas

Depois de adiarmos pela terceira vez a nossa partida de Mazunte, devido à relaxante paisagem que nos tomou por completo, desta vez era de vez! Estavamos decididos a partir...

Arrumamos pela terceira vez as nossas coisas enchemo-nos de coragem e pusemo-nos à estrada! O dia já não corria bem, pois o Guilherme tinha perdido os seus calções de banho e eu algum dinheiro! Enfim, mau dia para ambos... Ainda assim chegados à rua principal somos informados que como era domingo já não existiam colectivos aquela hora. Ou seja, lá se ia o transporte barato para nós :(

Pensamos em apanhar um taxi... mas também não encontravamos nenhum disponível! Encontramos um mas o preço que pedia era estupidamente astronómico! Enquanto esperavamos debaixo de uma árvore, ouvimos uns ruidos e pensamos, só falta os pássaros deixarem-nos marca! Dito e feito... o dia estava mesmo a correr mal... até os pássaros estavam contra nós! Estavamos sem dinheiro para a dormida e apenas tinhamos algum que daria para pagar o taxi até à cidade mais próxima onde esperariamos conseguir levantar mais dinheiro!

Quando já pensavamos em dormir na praia, surge novo taxi e nova tática de negociação hehe parece que funcionou e conseguimos ainda um preço a baixo do que esperavamos :) O taxi voava pela estrada mal iluminada, ia ao máximo e abrandava apenas para as inúmeras lombas que se encontram durante qualquer estrada no México. Chegados a Pochutla a cidade mais próxima não conseguiamos levantar dinheiro pois havia um problema na rede Visa Electron... não queriamos acreditar estava tudo mesmo contra nós! Recorremos ao crédido ao cartão de emergência que acabou por funcionar ;)

Chegados ao terminal a tempo (coisa rara para os Locos) parecia tudo acessível demais... até que quando tentamos comprar o bilhete somos informados que já estava esgotada a viagem uma vez que era domingo e muita gente regressava ao trabalho! Estava tudo contra nós... lol não queriamos acreditar apelamos a todos no terminal e parecia que até estavam todos dispostos a ajudar-nos, mas afinal o autocarro que até poderia ser de 44 pessoas como muitas vezes é sobrando 2 lugares, era um de 42! Tudo contra :( Sem outro remédio lá andamos uns metros em busca de um lugar para dormir pois o terminal também acabou por fechar com o último autocarro. As ruas estavam desertas e apenas dois Locos caminhavam por elas com malas ás costas!

Lá acabamos por encontrar onde ficar, a um preço acessível e onde carregamos energias para o dia seguinte.

Dia seguinte cheios de energia lá seguiamos esperando novas aventuras pela frente.



Uma vez que só havia autocarro à noite de novo, e como não queriamos perder mais um dia da nossa viagem, apanhamos um autocarro ás 7H30 para metade do caminho, Juchitán. Depois de 5 horas mal dormidas no autocarro era hora de almoço e almoçamos num pequeno restaurante perto do terminal. Era tempo para nova partida e desta vez trocamos de autocarro para um melhorzinho.






Durante a viagem tivemos de parar devido a controlo militar (incluindo as bagagens) de facto parecia estarmos em zona de guerra com tanques e carros blindados!



E parámos devido a uma manifestação local com dezenas de pessoas na estrada.



Enfim estamos no méxico e eis que entre os péssimos filmes dobrados em espanhol que nos acompanham durante as viagens de autocarro surge um documentário sobre o turismo. Advinhem onde! Pois é Lisboa... fomos marterizados com imagens de pastéis de belém e de um belo de um bacalhau! Que saudades da nossa comida :)



Era tarde já iamos em 10 horas de viagem e ainda tivemos de trocar para outro autocarro em Tuxtla Gutierrez. Mais 1 hora de caminho e finalmente em San Cristobal!