Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

Mumbai



Mumbai é a grande cidade do Sul. Sobre um clima quente e abafado a cidade revela-se bem mais moderna que a capital Delhi. Apesar do pouco tempo passado em Mumbai gostei da cidade e em especial das pessoas. Aqui era possível falar com estranhos e pedir informações sem qualquer problema de ter de dar algo em troca.
Comecei por visitar a Victoria Terminus a mais emblemática estação de comboios de Mumbai.








Segui depois até ao mercado de Crawford, um gigante mercado onde podemos encontrar de tudo inclusive lojas de imitação para tudo.








Para me deslocar dentro da cidade usava os antigos táxis que possuíam estes antigos taxímetro no exterior do veículo, uma novidade para mim!



Na cidade assistimos aos habitantes que mastigam esta mistura de tabaco e ervas.



A cidade está carregada de edifícios com interesse histórico, ou outros a cair de podre e está minada de vendedores de comida, de bilhetes de comboio e estes balões (isto é cena à indiano).








Visitei o Banganga tank que me fez lembrar uma mini Varanasi cheia de templos e crentes a tomar banho.








A cidade encontra-se toda em festa devido ao Ganesh Charturthi a maior festa de Mumbai e por todo o lado se encontravam altares decorados com flores e luzes.





Dei um salto à Mani Bhavan a antiga casa de Gandhi em Mumbai e a viagem até lá foi uma comédia. O taxista não sabia inglês e mal via o mapa que lhe dava. De 5 em 5 minutos parava o taxi para perguntar até que um senhor de repente entra no taxi e cumprimenta-me em inglês num sotaque de puro indiano.
"- Hi, I'm Dr. Suresh" lol parecia um filme, mas de facto o doutor era impecável muito simpático levou-me até à casa do Gandhi pois ele ia para perto e ainda me deu umas dicas para a cidade.





Mas eu queria conhecer a mais famosa praia de Mumbai, a Chowpatty beach. Infelizmente a praia encontra-se poluída e não convida a banhos.




Continuei viagem e fui ver o imenso relvado do Oval Maidan onde ao final da tarde vemos miúdos jogar cricket e futebol.



Junto ao Oval Maidan podemos ver a antiga Universidade de Mumbai.




E o High Court.




Ao seu lado observamos a gigante torre da Tata.



Mumbai está cheia de corvos que parecem não se importar com a presença das pessoas a seu lado.



Estando em Mumbai a cidade Bollywood não podia perder uma ida ao cinema. Pena foi não ter encontrado nenhum cinema com filmes indianos mas com lengendas em inglês, ou falados em inglês! Acabei por ver um filme americado pois não iria entender nada dos outros. Algo absolutamente estranho é antes de começar o filme, passa um anúncio a dizer:
"É favor levantarem-se em sinal de respeito!" e começa a dar o hino da India... lol epá antes do filme??? Só mesmo na India...





À noite podemos ver da marginal uma bela paisagem sobre a cidade.



Mumbai encontra-se lotada de cafés com bom aspecto inclusive alguns melhores que no nosso país. Optei por almoçar num restaurante muito bem recomendado. Mal entro percebo que este sítio deverá ser um pouco mais caro do que esperava mas era também uma oportunidade de comer algo diferente e sobretudo noutras condições. Trazem-me logo um prato e começam-me a servir comida. Não havia menu! Começo então a perceber que é um restaurante de Tali, este famoso prato indiano que consiste na mistura de vários sabores como snacks, molhos e arroz. Eram 5 empregados à minha volta e iam-me trazendo cada vez mais comida e sempre que acabava algo colocavam logo novamente, era um rodízio de Tali lol! Arroz, picante, molhos e uma infinita combinação de ingredientes tudo acompanhado de lassi (iogurte bebível indiano) e diversos tipos de chapatis (pão indiano). Tudo combinado por incrível que pareça enchia e muito. Rapidamente comecei a cortar nos reabastecimentos. E comi até não poder mais.




Sem comentários: