Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Viagem atribulada até San Cristobal de Las Casas

Depois de adiarmos pela terceira vez a nossa partida de Mazunte, devido à relaxante paisagem que nos tomou por completo, desta vez era de vez! Estavamos decididos a partir...

Arrumamos pela terceira vez as nossas coisas enchemo-nos de coragem e pusemo-nos à estrada! O dia já não corria bem, pois o Guilherme tinha perdido os seus calções de banho e eu algum dinheiro! Enfim, mau dia para ambos... Ainda assim chegados à rua principal somos informados que como era domingo já não existiam colectivos aquela hora. Ou seja, lá se ia o transporte barato para nós :(

Pensamos em apanhar um taxi... mas também não encontravamos nenhum disponível! Encontramos um mas o preço que pedia era estupidamente astronómico! Enquanto esperavamos debaixo de uma árvore, ouvimos uns ruidos e pensamos, só falta os pássaros deixarem-nos marca! Dito e feito... o dia estava mesmo a correr mal... até os pássaros estavam contra nós! Estavamos sem dinheiro para a dormida e apenas tinhamos algum que daria para pagar o taxi até à cidade mais próxima onde esperariamos conseguir levantar mais dinheiro!

Quando já pensavamos em dormir na praia, surge novo taxi e nova tática de negociação hehe parece que funcionou e conseguimos ainda um preço a baixo do que esperavamos :) O taxi voava pela estrada mal iluminada, ia ao máximo e abrandava apenas para as inúmeras lombas que se encontram durante qualquer estrada no México. Chegados a Pochutla a cidade mais próxima não conseguiamos levantar dinheiro pois havia um problema na rede Visa Electron... não queriamos acreditar estava tudo mesmo contra nós! Recorremos ao crédido ao cartão de emergência que acabou por funcionar ;)

Chegados ao terminal a tempo (coisa rara para os Locos) parecia tudo acessível demais... até que quando tentamos comprar o bilhete somos informados que já estava esgotada a viagem uma vez que era domingo e muita gente regressava ao trabalho! Estava tudo contra nós... lol não queriamos acreditar apelamos a todos no terminal e parecia que até estavam todos dispostos a ajudar-nos, mas afinal o autocarro que até poderia ser de 44 pessoas como muitas vezes é sobrando 2 lugares, era um de 42! Tudo contra :( Sem outro remédio lá andamos uns metros em busca de um lugar para dormir pois o terminal também acabou por fechar com o último autocarro. As ruas estavam desertas e apenas dois Locos caminhavam por elas com malas ás costas!

Lá acabamos por encontrar onde ficar, a um preço acessível e onde carregamos energias para o dia seguinte.

Dia seguinte cheios de energia lá seguiamos esperando novas aventuras pela frente.



Uma vez que só havia autocarro à noite de novo, e como não queriamos perder mais um dia da nossa viagem, apanhamos um autocarro ás 7H30 para metade do caminho, Juchitán. Depois de 5 horas mal dormidas no autocarro era hora de almoço e almoçamos num pequeno restaurante perto do terminal. Era tempo para nova partida e desta vez trocamos de autocarro para um melhorzinho.






Durante a viagem tivemos de parar devido a controlo militar (incluindo as bagagens) de facto parecia estarmos em zona de guerra com tanques e carros blindados!



E parámos devido a uma manifestação local com dezenas de pessoas na estrada.



Enfim estamos no méxico e eis que entre os péssimos filmes dobrados em espanhol que nos acompanham durante as viagens de autocarro surge um documentário sobre o turismo. Advinhem onde! Pois é Lisboa... fomos marterizados com imagens de pastéis de belém e de um belo de um bacalhau! Que saudades da nossa comida :)



Era tarde já iamos em 10 horas de viagem e ainda tivemos de trocar para outro autocarro em Tuxtla Gutierrez. Mais 1 hora de caminho e finalmente em San Cristobal!


2 comentários:

Unknown disse...

Temos saudades das vossas noticias, para animar estes dias cinzentos, ventosos, frios (nevou esta semana!).
Onde andam?
Espero que estejam bem, apesar da mochila rota, dos zipers perdidos, dos calcoes/dinheiro perdidos/ roubados??!! nao explicaram bem essa aventura!
Bjs. Luisa

Unknown disse...

Temos saudades das vossas noticias, para animar estes dias cinzentos, ventosos, frios (nevou esta semana!).
Onde andam?
Espero que estejam bem, apesar da mochila rota, dos zipers perdidos, dos calcoes/dinheiro perdidos/ roubados??!! nao explicaram bem essa aventura!
Bjs. Luisa