Páginas

sábado, 1 de novembro de 2008

Los Locos visitam aldeia indígena

Fomos visitar uma das aldeias mais estranhas da região de Chiapas. A aldeia de San Juan de Chamula é considerada uma das aldeias que ainda não avançou no tempo. Existe de facto a sensação de estarmos mais próximos de antigas civilizações. Para chegar até à aldeia apanhamos um colectivo, no meio dos locais e de galinhas na bagageira lá chegamos ao destino.




A aldeia é muito pobre e as pessoas não parecem muito simpáticas. Algumas nem mexicano falam, apenas as suas linguas ancestrais. Foi-nos aconselhado a não tirar fotos uma vez que o povo acredita que ao se tirar uma foto está-se a roubar o espírito dessa pessoa. Desta forma passamos ao plano B fotos à paisana :P dai a qualidade das fotos...







O que mais se destava é a igreja por fora nada demais, mas no interior... enfim não arrisquei tirar uma no interior pois a vigilância era apertada! A igreja é um openspace com o chão coberto de carumas verdes. À volta junto às paredes estão os variados santos (todas as paredes têm um altar ou seja uns 30) e as pessoas rezam onde lhes apetece, limpam parte do chão colocam velas pequenas a arder e uma garrafa de refresco (Fanta por exemplo). Depois disso rezam em cânticos ruidosos. É de facto um ambiente muito pesado e diferente do que estamos habituados.



Sem comentários: